Construída por volta de 1860 para ser residência de Antônio Moreira da Costa Santos, primeiro morador do imóvel, a casa onde residiram Benjamin Constant Botelho de Magalhães – o “Fundador da República” – e sua família, a partir de 1889, sofreu algumas reformas e obras de restauração ao longo de sua existência.
Em 1891, logo após o falecimento de Benjamin Constant, o imóvel da Rua Monte Alegre, em Santa Teresa, foi adquirido pelo patrimônio público e, em atendimento à primeira Constituição Republicana Brasileira, deixado em usufruto à viúva, sendo colocada no local uma lápide em homenagem à “memória do grande patriota”. Em 2 de abril de 1958, foi tombado pelo IPHAN. A partir de 1961, quando foi devolvido à União, o imóvel teve utilização diversa, até que, em 1982, após o levantamento do acervo ali existente, foi criado o Museu Casa de Benjamin Constant, com o propósito de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sócio-cultural em que viveu uma das maiores figuras da história republicana brasileira.
O Museu, além da exposição permanente do seu acervo, desenvolve uma série de atividades culturais, como pesquisas, cursos, exposições temporárias e os concertos ao ar livre, já tradicionais em Santa Teresa.
Endereço:
Rua Monte Alegre, 255.
Tels.: 2509-1248 e 2242-0062.
De quarta a domingo das 13:00 às 17:00.
Visitas orientadas com marcação prévia.